Analógicos & Digitais

Pop01_r1

Os jogos analógicos existem desde que o homem começou a desenvolver a própria ciência. Desde o século XVII algumas empresas foram criadas com o intuito de desenvolver e produzir jogos em grandes escalas como meio de diversão, entretenimento e educação infantil. Algumas empresas de hoje estão no mercado a mais de 100 anos e continuam à sua maneira disputando m mercado com as gigantes da Nova Era.

O surgimento dos computadores e os jogos tecnológicos criou um pouco de incerteza no mercado a medida em que essa tecnologia evoluía para patamares inimagináveis. Mas nos últimos anos essa visão tem mudado acompanhado por um crescimento alucinado do mercado em torno do mundo todo.

07-board-games-apps-2.w1200.h630.jpg

As empresas de tecnologia viram esse mercado explodindo e começaram a investir nele a medida em que as editoras de jogos analógicos também começaram a migrar os seus produtos para o meio digital, o que inicialmente não foi muito bem vistos pelos adeptos dos jogos analógicos por acharem que a tecnologia nos jogos afasta a interação entre os jogadores, o que é o maior atributos dos mesmos.

Mas todo o mundo estava enganado. Os jogos analógicos u foram adaptados para plataformas digitais levaram consigo suas mecânicas de interação e sua diversificação. Ao mesmo tempo surgiram aplicativos companheiros que trouxeram experiências diferentes paras os jogos analógicos e nem de longe afetou a interação entre os jogadores como se temia.

banner_coc

Um clássico como Clue recebeu uma ajuda onde os jogadores baixam um APP em seus celulares e sincronizam a partida. As cartas de pistas passam a ser substituídas por mensagens de texto e voz, telefonemas vindo de personagens da aventura e outros mecanismos que trazem pistas sobre o crime. Chronicles of Crime segue o esmo princípio além de introduzir cenários em 360° que você deve investigar, personagens que você deve interrogar, além de um chefe que não sai do seu pé e fica te ligando direto.

Mansion of Madnes substituiu o trabalho do jogador alpha que teria que conduzir e narrar a aventura por um aplicativo que dramatiza a aventura com efeitos sonoros, música de fundo e vozes narrando a estória. Golem Arcana te faz entrar no jogo com um aplicativo que captura o tabuleiro em tempo real te mostrando através da tela as áreas e os efeitos dos seus golpes e a movimentação do seu personagem.

643x0w

Race for the Galaxy é tão complexo na hora da pontuação que criaram um aplicativo que fotografa a mesa do jogador, identifica as cartas e te dá a pontuação final imediatamente. Stop Thief foi revitalizado com um aplicativo companheiro que te ajuda a identificar por onde o ladrão está passando através de pistas sonoras como sons de vidraças, alarmes disparados e sons de passos. Um lançamento recente é o A Tales of Pirates que ajuda os jogadores a montar os set ups das partidas e se atualiza a cada etapa da campanha.

É fato que os admiradores dos jogos analógicos sempre tiveram medo de que a tecnologia roubasse o deleite que sentem ao jogar uma partida, seja de um jogo de cartas ou de um jogo de tabuleiro. Mas mesmo com todo o avanço tecnológico os jogos digiteis não conseguiram sobrepujar os analógicos que com o passar dos anos tem crescido cada vez mais. É muito bom ver os dois universos ou se fundindo, ou se harmonizando.

Como dizia algum sábio chinês: Mesmo a pedra precisa do sol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s