O Que o Brilho das Telas Ofusca

80scomeback2.jpg

Em meio a tantas megaproduções cinematográficas explodindo a cada ano e com promessas anunciadas por vários anos seguidos, nós sem percebermos acabamos nos privando de ícones que antes detinham o título de inovadores e eram esperados ansiosamente pelo público. Foi o tempo em que ficávamos surpresos com a capacidade dos japoneses de produzir longa metragens com eventos épicos, cenas gigantescas e cenários fantásticos. Mesmos as animações surpreendiam em qualidade e inovação. Um exemplo disso foi Gatchaman com sua versão live action lançada em 2013 e  a animação computadorizada Infin-T Force de 2017 no mesmo universo de Gatchaman.

Gatchaman ou Science Ninja Team, é um Original Video Animation (OVA) em formato de série que conta a estória de uma equipe de super-heróis, dirigido por Tatsuo Yoshida e produzido pela Tatsunoko Productions. Produzida em 1972, a série também é conhecida como G-Force devido as sua adaptações norte americana G-Force: Guardians of Space de 1986 (G-Force: Defensores do Espaço), em referência ao nome do grupo na série Battle of the Planets (Batalha dos Planetas) de 1978.

  • A equipe da Science Ninja Team é formada por Ken Washio (Eagle),  George “Joe” Asakura (Condor), Jun Shiratori (Swan), Jinpei Tsubame (Swallow) e Ryu Nakanishi (Owl) até o episódio nº 105 da série original, que tem como marca a trágica morte de Joe Asakura. As séries G-Force: Defensores do Espaço e Batalha dos Planetas não seguiu a série original, como não revelou da trágica morte de Joe.
  • Gatchaman II acontece dois anos após Gatchaman, e contou com a aparição de um novo integrante Hawk Getz, no lugar de Joe até o segundo episódio, morto pelo segundo membro original, depois de descobrir que na verdade era um membro infiltrado de Galactor. Eles ganham novas armas e novos mechas diferentes da série anterior. A série termina com Joe destruindo o computador Sosai X, mas termina vivo até o fim da série. Gatchaman II foi lançada em 1978 e possui o total de 52 episódios.
  • Na série Gatchaman Fighter ou simplesmente Gatchaman F, aparecem novas armas e veículos durante série, diferente da série anterior e sequente. No fim da série, depois de Ken destruir Zed, uma inteligência artificial, como também marca a morte do Dr. Nambu. O Pingente do Dr. Nambu aciona o Gatchsparter G1 de Ken e teletransporta os outros membros e aparecem numa Fênix flamejante, eternizando a atuação dos 5 membros por 48 episódios. Gatchaman F junto com Gatchaman II foram a base para a versão americana Eagle Riders.
  • No filme Gatchaman é revela que Jun e Jinpei são irmãos. É um filme live action com os 5 super-heróis interpretados por Tori Matsuzaka, Gou Ayano, Ayame Goriki, Tatsuomi Hamada e Ryohei Suzuki.

Na sua exibição original o anime foi considerado um hit e, com o passar dos anos, se tornou bastante popular, sendo citado como um dos animes “mais cultuados” e “mais influentes”, e até como “um dos eventos mais importantes da história do anime“. Em 2001, o anime original foi listado pela revista Animage como a 10ª melhor produção de anime de todos os tempos.

gatchaman

Baseado na clássica série de televisão de anime dos anos 1970, Gatchaman é um filme de super-herói japonês no estilo tokusatsu, dirigido por Toya Sato, e se passa por volta do ano 2050 dC, quando uma misteriosa organização chamada Galactor ocupou metade da Terra e ameaça exterminar a raça humana. Na mesma época, a International Science Organization havia descoberto pedras misteriosas com poderes incomuns. Diz-se aproximadamente, que uma pessoa em oito milhões é capaz de aproveitar o poder das pedras; eles são conhecidos como Receptors. O Dr. Kozaburo Nambu reúne uma equipe desses cinco Receptores, que fica conhecida como a equipe Gatchaman, é sua missão derrotar Galactor.

A música tema do filme é Niji wo Matsu Hito, interpretada pela popular banda de rock japonesa Bump of Chicken.

Os malvados alienígenas Galactor e Computor, juntamente com seus exércitos de androides e gigantescas máquinas de monstros, querem dominar a Terra! Galactor vai parar em nada para completar seu objetivo, mas felizmente a Terra tem G-Force – uma equipe de cinco jovens dispostos a dar suas vidas para proteger o planeta! Junta-te a Ace Goodheart, Dirk Daring, Agatha June (Aggie), Pee Wee e Hoot Owl (Hooty) enquanto lutam para manter a Terra segura!” – Retirado da capa do DVD da versão americana G-Force: Guardians of Space ( 1986 ).

Infini-T Force filme

Além de vários crossovers e participações em vários OVAs, Gatchaman também participou em 2017 de uma super equipe formada por personagens de GatchamanCasshanHurricane Polymar e Tekkaman: O Cavaleiro espaço, sob o nome de Infini-T Force, todas séries produzidos por Tatsunoko Production na década de 1970. Essa nova série é uma co-produção entre Tatsunoko e a Digital Frontier.

Em Infini-T Force, Emi é uma garota de dezessete anos que mora em Shibuya, Tóquio. O pai dela está sempre longe com o trabalho e ela está ficando apática. De repente, uma reviravolta do destino envolvendo um certo item mágico muda tudo. Um misterioso lápis, de todas as coisas, está ligado à aparência de heróis de outro mundo! Poderia ser este o começo para a excitação que ela está tão desesperadamente desejando, ou há algo mais?

Essas são apenas algumas das tantas produções que se perdem em meio aos grandes projetos de produção, divulgação e distribuição,  que ficam restritas a um público muito seleto, mas que deveriam e mereciam alcançar um patamar muito além do denominado cult.

Anúncios

Uma resposta para “O Que o Brilho das Telas Ofusca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s