DCU Finalmente…

titans-770x403.jpg

Desde que as primeiras imagens sobre a série Titans a ser veiculadas no canal de streaming da DC, todos nós fãs ficamos chocados com o aparente amadorismo nas imagens reveladas e isso logo após o “grande” filme da Liga da Justiça ter estreado e toda a controvérsia a sua volta.

Todos os fãs ao redor do mundo, inclusive nós, ficaram atordoados e começaram a tecer linhas de raciocínio e previsões catastróficas para o futuro da DC e todo o seu universo. Era um acúmulo de decepções fazendo contraponto a todo o sucesso da Marvel e sua recém chegada Gerra Infinita. Para todos nós esse parecia ser o último prego batido no caixão da DC, mesmo com o crescente sucesso de suas séries.

Em nosso grupo particular de discussões ou nos próprios posts da página e fanpage, nos cansamos de tecer essas teorias e bradar aos quatro ventos invocando maldições.

Hector Blanco: Teen Titans não era pra ter uma pegada mais jovem, mais descontraída?

Glauco Marota Ferreira: Hahahaha esse com certeza vão errar a mão…

Walber Pena: O que me incomoda é o aparente amadorismo visual maquiado com efeitos de edição… Não basta ter um bom enredo…

Hector Blanco: Walber Pena Achei isso estranho também, as series da DC normalmente tem um visual bacana, não entendi algumas escolhas que fizeram nessa serie

Walber Pena: Mas parece uma tendência e não é exclusivo da DC/Warner, certas escolhes ou motes pessoais acabam se sobressaindo ao vasto material construído ao longo de décadas, interesses pessoais de diretores e produtores que acreditam ter ideias maiores que todo esse histórico construído ao longo de tanto tempo com a ajuda de tantos profissionais e fãs que alimentaram essa indústria.

Vinícius Porto: Esquadrão Suicida 2?! heuahuhauehuehue

Walber Pena: Ou aquela versão bizarra da Liga da Justiça… Rsrs… Nessa nem DCnauta de carteirinha acredita…

Vinícius Porto: heuahuehuaehuaehuaehuaehuaehu

Hector Blanco: Esquadrão Suicida pelo menos era visualmente bacana

Walber Pena: Mas não dá pra dizer que Baré-Cola é Coca-Cola, apesar de ter gente que goste… rsrs…

Mas finalmente a série estreou e após a apreensão sem muita expectativa positiva, a surpresa foi violenta. A dificuldade a seguir foi convencer os outros a se arriscar e assistir os primeiros episódios, mas muitos acabaram cedendo e como eu voltaram a se empolgar com as séries da DC, e nem se importaram tanto com os anúncios de cancelamento das séries da Mervel. Surpresa também foi a descoberta de que a produção tinha sido da Netflix em parceria com a Warner para o para a DC, fato que parecia impossível de imaginar com o anúncio do canal exclusivo da DC.

Acabou se tornando um consenso de que a DC finalmente havia acertado e aparentemente chutando o balde em relação ao seu universo cinematográfico. Referências muito mais diretas que simples menções ou eastereggs começaram a se tornar cada vez mais comuns surgindo em forma de flashbacks como narrativas de construção dos personagens que víamos em cada episódio. É claro que esses Titans não são aqueles clássicos dos anos 80, estão em um meio termo desses e os atualizados que vemos nas animações da DC, mas profundamente aceitáveis.

gotham-season4-cast-feature

O anúncio do fim da série Gothan, que parece ter sido preparada para esse encerramento e graças ao monitoramento astral de Bob Kane, não forçaram um prolongamento, mostra uma Gothan bem delineada, com seus personagens definitivamente moldados pela cidade e num salto temporal de 10 anos unindo visualmente esse universo com o apresentado na série dos Titans.

A cada dia a ideia de um planejamento a longo prazo da DC para as suas produções living action parece fortalecer, séries programadas para chegar ao seu auge em 5 anos, planejadas para um encerramento sem forçação de barra para aproveitar o sucesso e as grandes sagas apresentadas em crossovers muitas vezes unindo produções de canais distintos, além do fato dessas séries servirem para apresentar novos personagens e produções tornando cada vez mais o Universo DC como um só.

O respeito desses showrunners para com quem já vestiu o manto no passado, trazendo-os de volta e incorporando definitivamente esse Universo deixa uma grande legião de fãs extremamente comovidos, fazendo aceitar muitos atrasos de lançamentos e reestruturação dos projetos iniciais.

Terminamos o ano com amigos se reunindo e construindo discussões em volta das produções Warner/DC, empolgados em retornar e assistir aquelas séries abandonados pelas decepções adquiridas no cinema, mas renovadas com os ávidos twittes do Sr Snyder que parece estar numa cruzada pessoal em nos lembrar de que o que ele pretendia nos dar seria muito melhor. Isso tem alimentado correntes pelo mundo para uma versão Zack Snyder da Liga da Justiça.

doom-patrol-titans.png

Uma estreia promissora e aguardada ainda para esse ano é Doom Patrol e promete marcar definitivamente o retorno da DC ao universo cinematográfico que graças ao sucessos das séries, lideradas por pelo início majestoso de Titans, a promessa de encerramento magistral de Gothan e as fantásticas sagas conduzidas pela união do Arrowverso que fez quem já havia desistido voltar a olhar esses heróis com bons olhos novamente.

Para quem é um DCnauta, esse ano se encerra muito bem. Além de todas essas mudanças significativas, ainda tivemos o início das produções de Swamp Thing e a promessa de efeitos no bom e velho estilo FX, e títulos como Pennyworth prometem manter o tom de olhares diferentes sobre o Universo DC vindo com séries também para o público mais jovem como Stargirl, tudo isso, que confesso me deixa muito feliz.

Não há como falar desse universo ampliado DC/Warnner sem parecer ser repetitivo, mas também continuamos não nos cansando de conversar sobre o assunto e a medida que trocamos ideias, mais eventos acontece dentro desse universo e nos vemos de novo na mesma roda de conversa e soltando os mesmo brados de alegria.

Glauco Marota: PQP

Glauco Marota: Aconteceu!!!

Glauco Marota: Batman em Titans!

walberpena: Semana que vem!!! 😍😍😍‼

Glauco Marota: Aí NerdVelho!

Glauco Marota: Vai zoar Titans agora?

Glauco Marota: Colocaram o Batman de Arkham na série!!!

Glauco Marota: PQP

Glauco Marota: Não tô acreditando…

Glauco Marota: E ainda fazem aqueles cortes para ter o efeito do Batman como um monstro de terror…

walberpena: Sim…

walberpena: Não sei você, mas eu ví quase todos os Batman’s em um só… Muita referência…

Glauco Marota: é tão lendário e furtivo que vc sabe que ele está lá por que ele quer que você saiba que ele está lá….

walberpena: Está muito HQ!!!

Glauco Marota: Sim

Glauco Marota: Titans está se saindo muito bem mesmo

walberpena: E graças a tudo que é maravilhoso mudaram um pouco o visual da Koryander… Está muito melhor agora…

Muitos fãs estou revendo seus conceitos construídos ao longo de tanta produção duvidosa feita nos últimos anos ou décadas, não só para TV e cinema, mas também na sua base e essência que são os quadrinhos. A 9ª arte ficou muito doente por não a tratarem como deveriam ou como ela merece. Muitas cicatrizes foram feitas e deixaram muita marca nas lembranças de quem realmente importa por trás disso tudo, quem por muitos anos sustentou esse mercado acreditando e o usando como veículo de escape para seus dramas pessoais.

Brincar com isso sem a responsabilidade para com aqueles que por tanto tempo foram fiéis, transferiram essa paixão para os filhos e sobrinhos é de uma maldade que me comove. Não estou falando como fã apenas, estou falando como quem se preocupa com as referências de uma existência, com esse elo da ligação para com a nova geração que precisa imensamente de nortes em um mundo que não comporta mais certos paradigmas de super heróis.

arrowbrasil-7-1-1.jpg

“Papai Noel, eu tenho me comportado direitinho… Não tenho falado mal dos personagens… guardo minhas revistinhas com carinho e não dobro elas ao contrário pra ler… sempre vejo os filmes legendados pra não descaracterizar o trabalho dos atores… vejo os créditos até o final, claro que sempre tem cenas lá, mas isso não conta né!? Por favor! Por favor! Deixa eles continuarem fazendo assim e se sair alguma coisa ruim, diz que é em outra terra…”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s