The Batman Day

Batman_ad.jpg

Acredita-se que em 1º de maio de 1939, o morcego mais querido do mundo tenha aparecido pela primeira vez nos quadrinhos da revista Detective Comics #27, pelo menos é o que se acredita, pois a data oficial não foi de toda confirmada. Batman foi criado por Bob Kane e Bill Finger e anunciado na Action Comics #12 provavelmente em março de 1939.

Bruce Wayne era apenas um homem da alta sociedade, playboy e filantropo que usava seus contatos e dinheiro para conseguir combater o crime sob a máscara do Batman, no início de forma até violenta. O seu sucesso foi imediato e a cada novo número os leitores conheciam melhor as características e os artefatos do que viria a se tornar um dos maiores ícones da industria dos quadrinhos. Naquele mesmo ano, mais precisamente em julho de 1939 o público viu pela primeira vez o seu famoso cinto de utilidades, já em setembro o seu batarang cortou o ar pela primeira vez, enquanto a edição de novembro apresentou a sua origem e a sua maior perda, a morte de seus pais,  Dr. Thomas Wayne e Martha Wayne por um assaltante.

robingraysonlead.jpg

Em abril de 1940 o mundo conheceu Dick Grayson e seu alter-ego Robin: O Garoto Prodígio, em Detective Comics #38. Nesse mesmo ano Batman ganharia o seu próprio título mensal, mesmo que ainda figurasse como a maior atração da revista que o apresentou, e nesse primeiro número o mundo conheceria o seu maior inimigo, o Coringa, e a sua maior paixão, Gato que posteriormente veio a ser conhecida como a Mulher-Gato. Na década de 1940 a cidade de Gothan City era apresentada como a cidade natal do Homem Morcego em Batman #4, Gothan era uma referência direta à cidade de Nova York por ser um de seus apelidos mais conhecidos.

Esse talvez tenha sido o personagem que mais mudou ou se construiu ao longo dos anos, na série de TV que foi ao ar entre 1966 e 1968, os atores Adam West e Burt Ward protagonizaram as cenas mais icônicas dos personagens e se tornaram a cara dos mesmos ao longo de décadas, sendo referências para as animações e ilustrações a partir de então.

Batman-1-0_hero.jpg

É claro que Batman não é nem de perto parecido com o seu conceito original idealizado por Bob Kane:

Kane tinha uma ideia para um personagem chamado ‘Batman‘, e ele gostaria que eu visse os desenhos. Fui até o escritório de Kane e ele desenhou um personagem que se parecia muito com o Superman, com uma espécie de… calça avermelhada, acredito, com botas … sem luvas, sem manoplas… com uma pequena Domino Mask, balançando em uma corda. Ele tinha duas asas duras que estavam saindo, parecendo asas de morcego. E sob ele havia um grande sinal … BATMAN“. – Lembrou certa vez Bill Finger.

Batman_Earth-Two_0002.jpg

Finger deu sugestões e participou diretamente no aperfeiçoamento do personagem junto de Kane:

O primeiro nome de Bruce Wayne veio de Robert Bruce, o patriota escocês. Wayne, sendo um playboy, era um homem de gentry. Eu procurei um nome que sugerisse colonialismo. Eu tentei Adams, Hancock… então eu pensei em Mad Anthony Wayne.

batman-bill-finger-bob-kane-153043.jpg

Em sua autobiografia de 1989, Kane detalhou as contribuições de Finger para a criação de Batman:

Um dia, liguei para Bill e disse: ‘Eu tenho um novo personagem chamado Bat-Man e fiz alguns esboços simples e básicos que gostaria que você visse.’ Ele veio e eu mostrei a ele os desenhos. Na época, eu só tinha uma pequena Domino Mask, como a que Robin usou mais tarde, no rosto de Batman. Bill disse: “Por que não fazê-lo parecer mais com um morcego e colocar um capuz nele, e tirar os globos oculares… e apenas colocar fendas nos olhos para fazê-lo parecer mais misterioso?” Neste ponto, o Homem-Morcego usava um traje vermelho completo; as asas, troncos e máscara eram pretos. Eu pensei que vermelho e preto seriam uma boa combinação. Bill disse que o traje era muito brilhante: “Coloque-o em cinza escuro para parecer mais sinistro”. A capa parecia duas asas de morcego presas aos braços dele. Como Bill e eu conversamos, Percebemos que essas asas ficariam pesadas quando o Homem-Morcego estivesse em ação e as transformamos em uma capa, recortadas para parecerem asas de morcego quando ele estava lutando ou balançando-se em uma corda. Além disso, ele não tinha luvas e nós as adicionamos para que ele não deixasse impressões digitais.

0_Hgx0fdxVH8LcQiXM.jpeg

Apesar de ter sido originalmente apresentado num estilo Pulp Fiction e suas em aventuras nos primeiros exemplares, o personagem se portar de forma cruel, violenta e sem remorsos, ele é nos dias de hoje um dos maiores “heróis”, ao estilo literal da palavra, e apesar de ter sido retirado dos trilhos algumas vezes em aventuras como Dark Nigth de Frank Miller, ele é o que representa mais o significado de superação e de humanidade, onde os leitores podem encontrar um pouco de deleite e semelhança, ter coragem de encarar os seus problemas olhando no olho, sem medo do seu tamanho.

A partir de 2014, na comemoração  75º aniversário, os fãs resolveram comemorar o Batman Day, e foi aí que começaram algumas controvérsias. Decidiu-se que seria o dia da primeira aparição do morcego nas páginas de quadrinhos, o que enlouqueceu ainda mais a cabeça dos fãs. Sabia-se o mês, que era maio de acordo com a capa, mas não se tinha uma data e acordo com a DC Comics:

BATMAN_DAY_logo_2018cropped_5b4e7428dd34b9.34359119.jpg

“Era uma prática comum em 1939, e continua sendo assim hoje, para as publicações serem colocadas à venda antes da data indicada. Assim, enquanto o Homem-Morcego (como era conhecido) apareceu pela primeira vez na edição de maio de 1939 da Detective Comics # 27, essa edição chegou às bancas em 30 de março de 1939.”

The Batman Day já foi comemorado em diversas datas, inclusive 23 e 26 de setembro e 1º de maio, fazendo com que em 17 de julho de 2018, na ComicCon de San Diego, a editora batesse o martelo e instituísse oficialmente o dia 15 de setembro como sendo o dia oficial para as comemorações do The Batman Day e entrando de vez na brincadeira com suporte e kits de eventos para quem se interessar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s