Westworld – Vale a Pena?

westworld-tile-8b760459png

Pois é, essa é uma pergunta que de vez em quando alguém me faz. Até ontem eu respondia um “com certeza” bem enfático, pois achei a primeira temporada maravilhosa.

Para quem não conhece, Westworld é uma série da HBO baseada em um filme homônimo de 1973, de James Cameron. Basicamente a história é sobre um parque de diversões onde há robôs idênticos a humanos e animais simulando um mundo no velho oeste. Como se trata de robôs, não há qualquer restrição sobre cometer crimes contra eles, seja matar, roubar ou estuprar. Um belo dia acontece uma m… e os robôs se rebelam. Essa é premissa básica da série.

hbow2

A primeira temporada foi cheia de questões filosóficas, discussões sobre o mito da caverna, analogia com Matrix, questões éticas e morais, um prato cheio para quem gosta de histórias mais densas e com profundidade, sem esquecer de mencionar os plot twists, que são a cereja do bolo. O ritmo da série é meio lento, mas ela consegue te prender. Quando você acha que já está dando no saco, bum! Acontece algo que prende sua atenção e faz você querer saber o que vai acontecer em seguida.

A primeira temporada baseou-se na discussão sobre o que é ser humano? O que nos faz ser o que somos? O que é certo e o que é errado? Nesse ponto eles acertaram em cheio!

Mas agora vamos falar da segunda temporada.

Pois é, a comparação com Lost é inevitável. Estava tudo indo tão bem…

cq5dam.web.1200.675

Quando acabou a primeira temporada,  aparentemente todos os mistérios e plot twists já haviam sido resolvidos/revelados. Eu fiquei me perguntando: o que será que vão fazer para manter esse nível na segunda temporada?

Parece que eles se “perderam” no caminho.

Fiz uma leitura de que a segunda temporada foi sobre questões mais voltadas para religião, pois há inúmeras referências a questão de criador e criatura, o criador ter feito a criatura sua imagem e semelhança, sem falar de referências como ressurreição, paraíso e até mesmo dilúvio.

Na verdade achei a ideia ótima, mas foi tão mal trabalhada…

xBetty-Gabriel-Maling-Luke-Hemsworth-Stubbs-Gustaf-Skarsgard-Karl-Strand-e-Jeffrey-Wright-Bernard-Lowe-S2-WESTWORLD-CREDITOS-HBO-1.jpg.pagespeed.ic.QkRDsSt8fm

Roteiro confuso, excesso de frases de efeito, tentativas frustradas de criar empatia com os protagonistas (os robôs, aliás isso também foi um problema da primeira temporada). As tentativas de esclarecer os mistérios foram um fracasso. Mesmo tendo visto até o final, continuei sem entender algumas coisas. O engraçado é que eu fiquei com a estranha sensação de que aquilo tinha sido tentado explicado mas eu é quem não consegui entender. Fracasso meu ou dos roteiristas? (Nossa, como me lembrei de Lost!)

A maior revelação foi a verdeira finalidade do parque, mesmo assim não foi tão impactante quanto eles gostariam que fossem. Tem plot twist? Tem, mas são tão bobos… Nenhum que cause grande impacto.

Respondendo à pergunta inicial, acho que a primeira temporada vale muito a pena mas a segunda, não. Se quiser economizar seu tempo, delicie-se com a primeira temporada e assista a vídeos comentários com spoilers da segunda. Vai matar sua curiosidade sobre o aconteceu e não vai te matar de raiva por ter visto até o final. (Ah, Lost)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s