Dylan Dog – O Investigador de Pesadelos

dylan-dog.jpg

Dylan Dog é o mais famoso dos detetives fantásticos e o maior fenômeno editorial dos quadrinhos italianos. Criado por Tiziano Sclavi e desenhado por Claudio Villa, teve o seu lançamento em outubro de 1986 na Itália pela Bonelli Comics numa tentativa da editora de retornar ao mercado dos quadrinhos no estilo italiano, as vendas nunca pararam de subir e a tiragem atual chega à casa de um milhão de exemplares por mês, entre edição normal, reedição e terceira edição.

O personagem é um dos poucos a ter características completas listadas para a composição do seu personagem e constantemente referidas em suas estórias. Ele afirma ter exatamente 1,85m de altura, além de abstêmico, não fumar e ser vegetariano, ele sofre de claustrofobia vertigem e é extremamente aerofóbico. Dylan curte poesia, heavy metal e filmes de terror. Cético ao extremo se vê constantemente aconselhando seus clientes a procurar ajuda psicológica ao invés da sua.

DylanDog2_des

Dylan é um investigador sobrenatural e tem um inseparável parceiro chamado Groucho, que está sempre pronto a fazer piadinhas sobre qualquer tema, assunto ou acontecimento trazendo o viés cômico para a estória. Assim como Dylan foi inspirado, pelo menos fisionomicamente no ator britânico Rupert Everett, o seu parceiro Groucho tem o seu nome e personagem inspirado em Julius Henry Marx, um ator e comediante que também era conhecido por Groucho e fazia parte da Trupe dos Irmãos Marx, um dos atores mais importantes dos EUA.

dd

A dupla conta com uma ajuda não tão normal, o que é uma característica muito comum nas estórias do detetive, Rosnento, um cão vira-lata inteligentíssimo que tem sido fundamental em muitas aventuras. Além disso Lord H. G. Wells, um rico e excêntrico homem informado e interessado em campos da ciência que vão da informática e cibernética, a magia e filosofia. Suas invenções e teorias da fantasciência vêm ajudando Dylan inúmeras vezes.

Outro personagem cômico da série é Jenkins é um policial atrapalhado e apresenta a ovelha negra do Inspetor Bloch, que está sempre nervoso e o manda dirigir no trânsito. Bloch foi parceiro de Dylan na época em que ele trabalhava na Scotland Yard.  Ele está sempre a um passo da aposentadoria e tem um carinho especial pelo Investigador do Pesadelo, o qual já salvou várias vezes da prisão.

Dylan-dog-5

Fazendo jus ao etilo detetive noir, Dylan Dog normalmente, ou mesmo sempre se apaixona por uma cliente. Além disso a mulheres permeiam as páginas e as lembranças do detetive. O seu cartão de visitas é a sua roupa característica, a camisa vermelha, a jaqueta preta e o jeans juntos com os sapatos Clarks, sem nenhum acessório, não importa o tempo, se é sol ou chuva, “para não estragar o visual“, como o personagem afirma com frequência; além disso, o guarda-chuva é para ele ” uma invenção inútil “Especialmente quando não chove “. Essa obsessão pela mesma roupa desperta em Bloch e Groucho tiradas engraçadas e especulativas “ou tem 12 ternos iguais ou realmente tem um grande desodorante!“.

A sua roupa característica se justifica como uma perpetuação do luto pessoal pela morte de Lillie Connoly, tido por muitos como sendo o seu maior amor perdido. O mesmo é referido a Alison Dowell, que foi o seu segundo amor, ela era agente da Scotland Yard e morre em um crossover de Dylan Dog com Martin Mystère 12 anos antes, é também por causa da morte de Alison que Dylan se entrega ao alccolismo. Morgana é o seu maior interesse amoroso no momento. Ela aparece em Londres sem memória procurando por Dylan e trazendo consigo a profecia de um terrível futuro, ela é uma personagem importante e seu passado é extraordinário e misterioso. Marina Kimball é o interesse romântico do Dylan adolescente, ela foi uma das maiores paixões do Investigador do PesadeloBree Daniels é outro interesse amoroso do personagem, Bree é uma prostituta que o contrata para resolver o caso do “Homem Invisível“. Dylan se apaixona por ela a ponto de lhe pedir em casamento, mas ela recusa. Ela aparece em outra história, agonizante pela AIDS e para salvá-la, ele propõe à Morte que o leve no lugar dela.

Dylan Morte.jpg

Morte,  apresentada como uma morte medieval, o esqueleto de capuz e foice. Ela conduz por toda a série uma verdadeira dança macabra, acompanhada por versos canônicos. É a verdadeira e indestrutível inimiga de Dylan.

Professor Hicks é o clone de um cientista nazista e usa seu cargo de diretor do Hospital Geral para conduzir suas experiências macabras. Doutor Xabarás é o maior inimigo de Dylan e seu maior sonho é derrotar a morte. Sua primeira experiência para realizar este objetivo resultou em uma catástrofe, fazendo com que se transformasse na personificação do demônio Abraxas. Possui uma surpreendente conexão com Dylan.

Destaque-Dylan-Dog-e-as-Criaturas-da-Noite.jpg

Investigador do Pesadelo teve suas experiências fora das páginas da banda desenhada e chegou a ser interpretado nos cinemas pelo “super” Brandon Routh em 2010 como Dylan Dog e As Criaturas da Noite, o que acabou não sendo visto com bons olhos, aliás todo o filme foi pesadamente criticado por essas licenças poéticas da vida que fazem com que um nome ou título seja o responsável pelo estouro de vendas ao invés de fidelidade aos conceitos básicos da obra originalmente criada. Mas antes em 1994 teve a sua melhor das duas adaptações, Pelo Amor e Pela Morte de Michele Soavi.

Além das experiências cinematográficas, a Bonelli colocou o detetive e seu amigo para experimentar o universo dos jogos de tabuleiro numa modesta versão apenas para o público italiano e pouco divulgado.

As referências literárias e cinematográficas de Dylan Dog provavelmente vão continuar a se perpetuar por um longo tempo, enquanto o detetive se espreitar entre os clássicos inimigos retirados dos antigos filmes de terror ou caminhar entre os mortais em busca dos maiores pesadelos humanos que se escondem nas sombras das ruas e esquinas de uma cidade qualquer, não importa qual a sua origem ou fonte, eles vão sempre encontrar o punho cerrado ou a ponta da arma de Dylan Dog, O Investigador de Pesadelos, e é claro, isso tudo em meio a uma tirada de Groucho.

Outros detetives fantásticos:

Martin Mystère

Nathan Never

Nick Rider

Mister No

Mágico Vento

Legs Weaver

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s