Nerds Estranhos

Image result for millie bobby brown crying

Apesar de ter começado a escrever sobre o mundo Nerd há não tanto tempo, vivo nesse meio desde a adolescência (pode colocar mais de 25 anos nisso), e se há algo que posso dizer é que não somos todos heróis.

No último dia 13 de Junho, a atriz de 14 anos Millie Bobby Brown, conhecida pela série “Stranger Things”, decidiu desativar sua conta no Twitter. O motivo? Apesar de até o momento não ter sido anunciada a verdadeira razão, é provável que a criação e proliferação de um “toxic meme” esteja por trás da decisão da jovem atriz.

Diferente de outras celebridades, como as atrizes Daisy Ridley (Star Wars VII e VIII) e Kelly Marie Tran (Star Wars VIII), que deletaram suas contas de famosas redes sociais devido à incessantes provocações e críticas de fãs que parecem não aceitar a inclusão das suas personagens no universo cinematográfico da sua franquia favorita, Millie Bobby Brown tem sido alvo por motivos mais estranhos.

Image result for Daisy Ridley and Tran

Diversos memes retratando a atriz como alguém homofóbica, que usa de um linguajar agressivo para se dirigir a gays, começaram a ser atribuídos a ela, além de vários usuários reportando terem a visto atacando outras pessoas, criaram um movimento para colocá-la abaixo, usando a hashtag – #takedownmilliebobbybrown.

Esse meme não é exatamente novo, aparentemente sendo visto pela primeira vez em 2017. Um alvo não tão fácil de ser atingido, Millie Bobby Brown se tornou a pessoa mais jovem a ser incluída da lista das 100 Pessoas mais Influentes da revista Time, e alcançou mais de 16 milhões de seguidores no Instagram. Ela coordenava uma conta no Twitter (hoje desativada) contra Bullying, apoiava o movimento GLAAD (Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação), e era considerada uma menina bem madura para sua idade.

Image result for millie bobby brown homophobic meme

O que parece ter se iniciado como uma “brincadeira” entre grupos fechados de usuários do Twitter, os chamados Stan(*) Twitters, logo vazou entre usuários gerais da plataforma, se espalhando rapidamente, criando uma imagem da jovem que logo ganharia proporções inesperadas. Diversos usuários decidiram seguir o jogo cruel de a usarem como um ícone exatamente contrário daquele atribuído à atriz. Agora, Millie Bobby Brown era uma menina temente a deus, conservadora e inimiga das comunidades gays de todo mundo, incluindo memes onde ela teria dito que acabara de atropelar “viadinhos”.

Image result for millie bobby brown homophobic meme

Citação falsa atribuída a atriz.

Em uma reviravolta digna de outro sucesso da Netflix, Black Mirror, diversas pessoas começaram a não só compartilhar esses memes tóxicos, como recriá-los, a tornando uma figura cada vez mais cruel e agressiva, e revelando o poder que as redes sociais possuem em construir e destruir ícones. Apesar de diversos orgãos da Indústria estarem se movendo para recuperarem a reputação da atriz, o dano já foi causado. Usuários continuam “brincando” com a imagem de Millie Bobby Brown – uma “brincadeira” que já foi longe demais.

O meme foi criado para ser irônico, usando de humor negro, e divulgado em um grupo “fechado”. Seus idealizadores e todos aqueles que o espalharam, entretando, não perceberam que suas atitudes trazem repercussões. O que alguns chamam de apenas uma piada, carrega muitas vezes altas doses de tudo aquilo que os nerds acreditam lutar contra, mas que muitos apenas parecem repetir nas suas vidas cotidianas: atos e palavras de preconceito, ausência de empatia, desonestidade. Parece que, escondidos sob o manto da anonimidade, muitos flertam com o lado negro da Força muito mais do que poderiam admitir.

(*) p.s. O site do dicionário Oxford define a palavra “stan” como “um fã obsessivo de celebridades”, creditando a origem da palavra à letra de uma das músicas do rapper Eminem. Eles ainda explicaram: a criação do termo por Eminem mostra um fã obsessivo que tem problemas em separar seu amor por Eminem da realidade, mas o termo tomou um significado um pouco mais suave, de “super fã”, nos dias de hoje.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s