Martin Mystère – O Detetive do Impossível

Martin-Mystere.jpg

Martin Mystère foi apresentado ao público em 1982 por  Alfredo Castelli enquanto trabalhava para a editora italiana Sergio Bonelli Editore que tanbém publicava as aventuras de Zagor e do Mister No.

Mystère é um arqueólogo, mas pode-se dizer que a sua especialidade é “tudologia”, uma espécie McGiver moderno, é laureado em antropologia com especializações em arqueologia, história da arte, cibernética e um profundo conhecedor da chamada “cultura de folhetim”, Martin adora deixar seus interlocutores espantados com sua sabedoria sem ser pedante ou vaidoso acadêmico.

Por um certo período viveu em um monastério tibetano, onde aprendeu diversos segredos esotéricos e ganhou o místico “terceiro olho”. Seus estudos e pesquisas seguem por caminhos costumeiramente esnobados e ridicularizados pela ciência oficial.

martinmystere_129_130

O seu personagem se enquadraria perfeitamente nos universos criado por Isaac Asimov, Audus Huxley ou até mesmo Philipe K. dick. Suas aventuras têm uma proposta de banda desenhada que aposta não no filão da aventura clássica, mas na aventura mais culta, visto que cada número é rico em notícias e curiosidades históricas, geográficas, antropológicas e sociológicas.

A linha Fumetti, denominação italiana para a banda desenhada refere-se à fumaça, em referência ao aspecto dos balões usados para exibir os diálogos, que se parecem com fumaça saindo da boca dos personagens, mas aqui é dada como uma característica para o estilo italiano de se produzir material literário de qualidade, e Martin Mystère é o representante na essência disso.

Martin with covers.jpg

O detetive conta com a fiel ajuda de Java, seu assistente e sua doce noiva e assistente social Diana Lombard.

Mystère tem o apoio incondicional de Java, que conta alguns milhões de anos de idade: sendo um verdadeiro Homem de Neandertal, que chegou na América trazido por Martin da “Cidade das Sombras Diáfanas”, escondida num inalcançável vale do Himalaya. Martin, durante uma dramática aventura, conquistou a estima e o afeto do neandertaliano que, uma vez chegado à moderna civilização, soube adaptar-se sem problemas.

Melodia-MM

Java é mudo e se expressa em Amerslam, a língua dos gestos utilizada pelos surdo-mudos; inteligente e perspicaz, possui extraordinária força física e instinto animal.

Diana, a loira, bela, obstinada e cheia de bom senso, compartilha freqüentemente as aventuras de Martin e está sempre à espera do dia em que conseguirá colocar a aliança no dedo de seu escorregadio companheiro.

mistere1 (1)

A “nêmesis” de Mystère é o ex-amigo e ex-colega Sergej Orloff, que aos olhos de todos é um respeitado e estimado homem de negócios, mas Martin conhece sua avidez e falta de escrúpulos. Ambos se encontraram e desencontraram por diversas vezes, e Martin viu-se muito próximo de ser morto por Orloff. Porém, em uma recente aventura parece ter-se regenerado, podendo voltar a trilhar o caminho do “bem”.

Contudo, o mais perigoso inimigo de Mystère não tem um rosto: é a secreta, potentíssima e sobretudo invencível organização dos “Homens de Negro“, uma espécie de seita que há milênios se ocupa de preservar a sociedade de qualquer descoberta contrária ao “senso comum” e às convenções já consolidadas. Assim, como por exemplo, ocultar sistematicamente todas as provas da existência de alienígenas e de civilizações desaparecidas, como Atlântida e Mu.

ef-z-2d7ce9d.png

A série ainda é muito cultuada pelo mundo, inclusive no Brasil e infelizmente também caiu nos interesses especulativos das grandes empresas de mídia que tentou trazer à público como uma série animada. Foi produzido pela companhia francesa Marathon Production, que também produziu Três Espiãs Demais e Team Galaxy, outras produções da empresa que imitam o estilo visual da animação Japonesa com um enredo distorcido a atabalhoado característico destas animações.

Outras versões obtiveram mais respeito e sucesso, como as suas novas aventuras que aprimorou o traço e ganhou cores sem perder a essência que levou o personagem à patamares invejáveis e levando-o à novos horizontes capazes de deixar Perry Rhodan inquieto.

1485965405749.jpg--

Não que Martin Mystère seja material para poucos, mas também não é motivo para se produzir qualquer coisa apenas por ser cult ou ter um grande número de fãs. Apesar de sua criação ser de certa forma recente, a sua base inspiradora é profunda e segue os caminhos já traçados por clássicos como Flash Gordon, Príncipe Valente ou Spirit.

Para um leigo Martin Mystère pode ser confundido com um versão tresloucada de Sherlock Holmes, uma mistura de Alan Quatermain com Indiana Jones ou a reencarnação de Dylan Dog, mas a verdade é que o Sr. Mystère é único e suas aventuras são tão ecléticas e abrangentes quanto o mundo e as inspirações de seus criadores, da série clássica e da atualização permitirem. O detetive do impossível ainda está na ativa, agora pelas mãos de Paolo Morales, já se perdeu em futuros distópicos, civilizações perdidas e mundos espectrais, o que não o impede de aparecer de repente na sua frente e discorrer por horas a fio detalhes de suas aventuras acompanhadas de uma descrição detalhada desta ou daquela civilização, conceitos sociais e morais que o levaram àquele momento ou simplesmente falar da sua doce Diana ou do seu amigo Java.

008

E para quem ache que o legado pode se perder:

“[…] excelente designer e especialmente roteirista de rara habilidade, com uma incomparável capacidade de caracterizar os personagens e fazê-los atuar em sequências animadas por um ritmo e um corte cinematográfico. As histórias de Morales são estilisticamente as mais inovadoras da série, e apresentam um Martin que é velho e desprovido de certas peças nas quais eu mesmo o prendi. Como já disse várias vezes nas reuniões dedicadas ao bom e velho tio Marty, Morales poderia ter sido o principal arquiteto do futuro desenvolvimento da série.”

Alfredo Castelli O Correio Misterioso Martin Mystère n.325

Outros detetives fantásticos:

Nathan Never

Dylan Dog

Nick Rider

Mister No

Mágico Vento

Legs Weaver

6 Respostas para “Martin Mystère – O Detetive do Impossível

  1. Pingback:  Nathan Never – Agente Especial Alfa | Nerdopolis·

  2. Pingback: Dylan Dog – O Investigador de Pesadelos | Nerdopolis·

  3. Pingback: Nick Raider – Esquadrão de Homicídios | Nerdopolis·

  4. Pingback: MISTER NO – AS AVENTURAS DE JERRY DRAKE | Nerdopolis·

  5. Pingback: MÁGICO VENTO – O XAMÃ BRANCO | Nerdopolis·

  6. Pingback: LEGS WEAVER – A PRIMEIRA AGENTE ALFA | Nerdopolis·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s