Massimo de Vita: Il Maestro

Digitalizar0063

Um dia estava folheando uma revista da Turma do Mickey e me deparei com uma estória ilustrada de uma maneira tão diferente das tradicionais que me encantou.

Sou um desses caras que aprendeu a ler precocemente com as revistas em quadrinhos, mas o meu material de leitura era outro. Eu vivia em meio ao universo de heróis como Flash Gordon, Adam Strange e outros, mas aquele traço me fez ver que existia vida fora do meu universo. Tudo bem que encontrei logo de cara o Clube de Heróis e seus membros nada convencionais.

Massimo de Vita é o nome dele e que ficou incógnito para mim por pelo menos 4 décadas, naquela época não passava pela cabeça de uma criança quem estava por trás daquele traço ou roteiro, essas palavras não faziam parte do vocabulário enquanto a única coisa que importava era o que estava impresso naquelas páginas de papel jornal.

Maratona10

De Vita tem a mesma importância para o universo Disney para mim que Frank Miller teve para a Marvel com os seus traços em Demolidor, ambos trouxeram uma elasticidade e movimento ao traço que nos davam a sensação de ver o personagem em movimento, saltando e fazendo acrobacias em pleno ar.

Filho de Píer Lorenzo De Vita que como seu irmão Napoleone De Vita, também era desenhista da Disney, mas foi com Massimo que os quadrinhos ganharam nova roupagem, seus desenhos ampliavam a percepção das aventuras tornando-se parte fundamental das descrição e narrativa ao invés de servir de mera ilustração.

HN149.jpg

Toda a família De Vita é considerada internacionalmente como Mestres Disney, porém cabe à Massimo a alcunha de O Maior dos  Mestre Disney.

Nascido em 1941 e vivendo o universo fantástico de Walt Disney dentro de casa, o berço artístico e o grande crescimento da banda desenhada com grandes artistas do mercado italiano com seus desenhos elaborados caminhando na contra-mão de resto do mundo que trazia uma característica grunge, este jovem aprendiz de mestre teve todas as motivações e inspirações possíveis para desenvolver o que viria a se tornar uma referência para todos os ilustradores do seguimento ao longo do mundo.

26869932_542502259455675_4813002560203915264_n

É notório que não se pode falar, ler ou mesmo imaginar uma revista em quadrinhos da  Turma do Mickey, SuperPato, ou até mesmo uma aventura atemporal ou satírica que não siga como base os traços desenvolvidos por Massimo De Vita.

Hoje satisfeito e realizado, depois de tanto tempo a procura da fonte primordial que gerou tanta atração e interesse meu pelos quadrinhos Disney e responsável por muita inspiração, deixo a minha reverência e admiração ao homem dos traços elásticos, cenas de puro movimento e personagens de expressões fantásticas: Massimo De Vita – O Maior Mestre Disney!

Obrigado Massimo!

Walber Pena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s