Semana do Orgulho Nerd

dia-do-orgulho-geek.jpg

Nerds unidos jamais serão vencidos!!!

É uma semana inteira sim e pelo simples fato de termos o dia 25 de maio divido com três grandes acontecimentos para a cultura pop, a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977, mas divide o mesmo dia com dois outros “feriados” de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da “trilogia de cinco” O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams, e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

Talvez para quem chegue agora no universo pop não se sinta representado por essas referências, que não são tão antigas assim, apesar dos grandes acontecimentos terem surgido da década de 70 para cá, estes filmes e livros estão tão presentes no nosso cotidiano através de continuação de sagas, refilmagens e relançamentos de livros e filmes ou até mesmos as eternas referências nas novas produções que chega a ser inimaginável o desconhecimento deles.

nerds

Quem não for nerd que levante seu sabre de luz!

Tudo começou com Tim McEachern que organizava eventos independentes e não conectados entre 1998 e 2000 em um bar em Albany, Nova York com o nome de Festival do Orgulho Geek ou Dia do Orgulho Geek que é reconhecido por muitos como o prelúdio do Dia do Orgulho Nerd. No ano seguinte a H2G2 organizou no dia 25 de maio uma homenagem à Douglas Adams que havia falecido no dia 11 daquele mesmo mês e entre tantas discussões acabaram estabelecendo o dia 25 de maio como a dia de oficial em homenagem ao autor. O Glorioso 25 de Maio também é uma referência direta ao evento do mesmo nome em um dos livros da série Discworld de Terry Pretcher onde a cada ano, no dia 25 de Maio, o grupo de sobreviventes da Revolução Gloriosa se reúne no Cemitério dos Deuses Menores para homenagear os mortos da revolução com flores lilás.

Em 2006 o Dia do Orgulho Friki foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e através da internet e atraindo a atenção de toda a mídia com uma maior concentração em Madri. Um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que inclui uma lista, com tom de brincadeira, dos direitos e responsabilidades básicas dos nerds/geeks.

_nerd_wide.gif

Decálogo de direitos e deveres do geek.

Direitos:

  1. Direito de ser mais geek.
  2. Direito de ficar em casa
  3. Direito de não ter um parceiro e ser virgem.
  4. Direito de não gostar de futebol ou esportes.
  5. Direito à associação geek.
  6. Direito de ter poucos amigos (ou nenhum).
  7. Direito de ter todos os amigos frikis que se amam.
  8. Direito de não ir para a moda.
  9. Direito ao excesso de peso e miopia.
  10. Direito de exibir a própria freakiness.
  11. Direito de dominar o mundo.

Deveres:

  1. Seja um geek, apesar de tudo.
  2. Tente ser mais geek que outro.
  3. Se houver alguma discussão sobre um tópico geek, dê sua opinião.
  4. Proteja todas as coisas nerds.
  5. Faça todo o possível para expor o material geek como se fosse um “Museu do Frikismo“.
  6. Não seja um geek de tudo. Você tem que se especializar em algo.
  7. Ir para a estréia de qualquer geek de cinema, comprar um livro ou um DVD geek antes de qualquer outra pessoa.
  8. Aguarde a fila antes de uma estreia geek, e se for disfarçado, ou com uma camisa geek, melhor.
  9. Não se livre de nada que nunca seja relativo ao mundo geek.
  10. Tente dominar o mundo.

blog

Já 2007 a comemoração contou com a ajuda de instituições oficiais e obteve uma maior amplitude de cidades atingidas ao longo de toda a Espanha. Finalmente chegando aos Estados Unidos em 2008 contando com uma adição pesada na divulgação do evento através de bloggers e do lançamento do site GeekPrideDay.

Em 2009, o reconhecimento do dia tinha alcançado o Science Channel, com programação especial em 25 de Maio para celebra-lo, e eventos para comemorar o dia aconteceram em Ottawa, lar do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá e um centro de pesquisa no Canadá. Em 2010 o festival se espalhou ainda mais, sendo levado a cidades tão diversas como Halifax, Nova Escócia, Budapeste, Hungria, Tel Aviv, Israel, Timişoara, Roménia e San Diego, Califórnia.

Expo-02

Don’t Panic!

Friki ou Freak, Geek ou Nerd, não importa como se denomine ou em qual país você está, o Dia da Cultura Nerd vai além de princípios, regras ou estilos de vida, presa unicamente o gosto pela cultura e a vontade de ser feliz ou passar um dia inteiro brincando com você mesmo, mesmo que não tenha ninguém do seu lado para perceber que você passou o dia inteiro de roupão ou com uma toalha pendurada no ombro, se levou a sua caneca nerd preferida pro trabalho ou se passou o dia inteiro revendo todos os filmes de Star Wars.

Ainda temos muitos dias na semana e horas no dia 25 para engordarmos nossa comemoração.

May the force be with you!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s