Clássicos: O Mestre Invencível

Related image

Sempre fui fascinado por filmes de artes marciais, sejam retratando ninjas, samurais, monges e lutadores de kung fu. Entretanto, diferente dos filmes estrelados pelo “Dragão”, que sempre surgia como um lutador experiente e invencível, um outro ator me chamou a atenção exatamente pela fraqueza que seria trabalhada no decorrer desse antigo filme, através de um treinamento que poucos poderiam até mesmo sobreviver: Seu nome era Jackie Chan. Seu personagem, Wong Fei-hung.

A estória começa com o um jovem preguiçoso e de caráter duvidoso, que vivia se metendo em confusões. Depois de passar dos limites, trazer desonra ao seu pai e, finalmente, provocar a ira de um influente mafioso local, Wong Fei-hung é obrigado por seu pai a servir como discípulo de um mestre de artes marciais conhecido por aleijar seus estudantes através de treinamentos duros demais para um simples mortal. Mesmo após tentar escapar de tal tortura, ele acaba sendo trago de volta por seu mestre, e descobre que o mesmo domina também o legendário estilo do Kung Fu Bêbado.

Após novas fugas e humilhações, Wong decide levar a sério seu treinamento, e o que testemunhamos a seguir é uma sequência de torturas e rotinas de exercícios nunca antes vista. Seu mestre, por fim, ensina uma forma de Boxe Chinês chamada de “Os 8 Imortais Bêbados”. Wong aprende as 7 primeiras, mas ignora a última forma por considerá-la feminina demais.

Image result for Drunken Master

Ao descobrir que o mesmo assassino que o humilhou no passado está de volta para matar seu pai, Wong decide sem hesitar enfrentar o vilão. As 7 formas se mostram eficientes até que o assassino também revela sua arma secreta, um estilo de nível acima do possuído pelo jovem. Ele reconhece que sem a oitava forma não poderá vencer, e seu mestre diz que se ele combinar as 7 formas que conhece, ele poderá criar a oitava forma. Após beber algo extremamente alcóolico, Wong segue o conselho de seu mestre, desenvolve a oitava forma, e vence o vilão.

Algumas curiosidade:

  • Na série Dragon Ball, durante o primeiro torneio, o Mestre Kame está disfarçado de “Jackie Chun”, e tenta usar a técnica do Drunken Fist no pequeno Goku. Akira Toriyama disse logo depois que Drunken Master foi uma das suas maiores inspiraçoes para sua série;
  • Na série King of Fighters, o personagem Chin Gentsai é inspirado em no mestre bêbado de Wong Fei-hun;
  • Na série Tekken, o personagem Lei Wu Long, um detetive de Hong Kong é baseado no protagonista da série Police Story, também estrelada por Jackie Chan. Alguns dos movimentos do personagem são inspirados no Drunken Fist;
  • O filme é considerado o terceiro maior filme de kung fu de todos os tempos na China.

A transformação do personagem, de um covarde preguiçoso para um artista marcial disciplinado e, claro, seu treinamento absurdo, além de 8 estilos diferentes de combate apresentados por ele no decorrer da história, colocam Drunken Master como um dos meus filmes de artes marciais favorito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s