Guerra Infinita – Com Spoilers

Related image

Não vamos perder muito tempo tentando alertar sobre os spoilers que os leitores encontrarão por aqui. Se você não quer saber o que aconteceu, por que não dar uma olhada aqui? Mas se você é um dos que sobreviveram ao genocídio cósmico promovido pelo titã louco ao finalmente conseguir juntar as 6 jóias do Infinito e ainda está se recuperando do choque causado pela forma como isso nos foi apresentado, seja bem-vindo. Nada no MCU (Marvel Cinematic Universe) será o mesmo.

A Marvel conseguiu surpreender até quem tinha uma boa ideia do que poderia encontrar nesse clássico que acabamos de testemunhar o nascimento, e que foi preparado ao longo de dez anos. Entre filmes divertidos, medíocres, importantes e até descartáveis (sim, estou falando de Homem de Ferro 3), foi criada uma nova geração de fãs de super heróis. Já para os que estão na estrada há bem mais tempo, como eu, foi criada uma experiência incrível. Finalmente uma saga cósmica com toda sua carga dramática e ação desenfreada.

Image result for Guerra Infinita

Não vou falar dos aspectos técnicos do filme, já que não é o que precisamos conversar a respeito neste momento.

Vamos falar do que aconteceu?

Sim, Thanos, o titã louco, venceu. Muitos de nós prevíamos que ele alcançaria uma vitória parcial, ao menos, mas não da forma como os Irmãos Russo orquestraram. Nos quadrinhos, todos sabem do nível de ameaça que Thanos representa mas provavelmente alguns tinham dúvidas que um personagem em CGI com a captura de movimentos do ator Josh Brolin poderia fazer jus a ele. Em Vingadores: Guerra Infinita, toda e qualquer dúvida se desintegra. Thanos é o grande vilão que estava faltando para fazer um contrapeso real aos heróis apresentados até aqui.

Se há um elemento chave que fez Guerra Infinita realmente funcionar, podemos dizer que é Thanos. Apesar da sua crueldade, ele não é apenas uma força buscando destruição sem sentido. O seu background, além do seu relacionamento com Gamora e Nebula, mostram sua importância na história e ajudam a criar uma quase simpatia pelo personagem. O Titã sente solidão, angústia e luto. Sua força de vontade e propósito são inabaláveis. Se por um lado vemos a força que derrotou facilmente o gigante esmeralda em menos de 5 minutos de filme, podemos ver já quase no final seu suave toque em Wanda, como que consolando a mesma pela morte do Visão. Esse contraste funcionou muito bem para criar uma profundidade pouca vista até aqui na maioria dos vilões da Marvel.

Image result for Guerra Infinita

Mesmo quase sendo derrotado duas vezes ao longo do filme, Thanos alcançou seu objetivo e matou metade dos seres viventes do universo. Entretanto, testemunhar a forma como vários heróis percebiam suas mortes se aproximando, e suas últimas reações, causou um impacto que jamais senti em nenhum dos demais filmes da franquia até aqui. O Homem Aranha chorando e pedindo desculpas por ter falhado com o Mr. Stark, deixou até os mais insensíveis com um nó na garganta (parabéns, Tom Holland!).

A lista de baixas é expressiva. Loki, Hemdal, Gamora, Drax, Mantis, Star Lord, Homem Aranha, Dr. Estranho, Visão, Groot, Falcão, Soldado Invernal, Nick Fury, Pantera Negra (que acabou de estrelar um dos filmes mais bem sucedidos do universo Marvel e da própria história do cinema), é de surpreender qualquer um. Aliás, palmas pela coragem, Marvel Studios.

Por mais que certamente venhamos a testemunhar vários desses heróis retornando de alguma forma no próximo filme, as mortes de cada um deles foi marcante o suficiente para fazer expectadores dos cinemas por todo mundo se calarem e deixarem as salas cabisbaixos, em um momento que me lembrou dois grandes clássicos: O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, e Star Wars – O Império Contra Ataca.

Image result for captain marvel 2019

Como os heróis que sobreviveram conseguirão se levantar e desfazer a morte de metade do universo? Apesar da famosa cena pós créditos ter apresentado a Capitã Marvel, ainda acho que a chave para a derrota de Thanos repousa nos ombros do Homem de Ferro, principalmente pelo fato do Dr. Estranho ter usado a jóia do Tempo numa tentativa de ver uma realidade onde o titã poderia ser vencido. Entre mais de 14 milhões de realidade alternativas, em apenas uma delas ele viu uma vitória dos heróis. A troca da jóia do tempo pela vida de Stark certamente representa que o Homem de Ferro ocupará um papel essencial no combate final.

E na próxima edição?

Agora é esperar pelo filme da Capitã Marvel e do Homem Formiga e Vespa, outros personagens que provavelmente também terão papéis de destaque no próximo seguimento… e então, a desde agora super aguardada conclusão da maior saga já vista até então na história do cinema. Vingadores 4 – Guerra Infinita parte 2.

Obrigado, Marvel. Por permitir que que a criança que cresceu todos esses anos acompanhando suas histórias pudesse viver novamente essa mesma emoção de mal conseguir esperar pela próxima edição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s