International Tabletop Day – 28/04/2018

8cf1279e270018179746d747325d1f2f-rimg-w720-h266-gmir

Um dia de celebração, encontros, e conflitos amistosos, é assim que se define o ITTD (International Tabletop Day). No último sábado de abril de cada ano todas as pessoas ao redor do mundo com algum vínculo profissional ou pessoal com o universo dos jogos de tabuleiro se reúnem para a celebração do Dia Internacional do Jogo de Mesa.

Sim, Jogo de Mesa seria a melhor tradução, ao invés de Jogo de Tabuleiro, pois define todos os tipos de jogos usados em volta de uma mesa com a reunião de pessoas, desde jogos de cartas, quebra cabeças, dados, tabuleiro, etc.

O primeiro International Tabletop Day, criado por Boyan Radakovich, foi realizado em 30 de março de 2013, apesar dos mesmo afirmarem sua existência desde 2012, e foi transmitido ao vivo no canal Geek & Sundry no YouTube. Os jogos incluíram TakenokoTicket to Ride7 WondersSmash Up e Star Trek Catan ; com vários dos convidados da primeira temporada do programa retornando para jogar. Foi ao ar em dois segmentos hospedados por Felicia Day e Wil Wheaton, com um segmento de finalização extra carregado posteriormente. Eventos foram realizados em 64 países.

As festividades não envolvem apenas os praticantes, mas todos os meios de comunicação, comerciantes e organizadores de eventos. Transmissões ao vivo de programas e partidas, encontros de jogadores de todos os cantos, enfim, é uma grande comemoração.

O TableTop Day está fazendo pelos jogos de mesa o que o Free Comic Book Day fez para quadrinhos e graphic novels, e promove jogos enquanto os (re)introduz a um público ainda maior. Patrocinadores do TableTop Day incluem Steve Jackson, criador de muitas séries, incluindo Munchkin e Ogre, e da Wizards of the Coast (que possui Magic e D&D). Estes, juntamente com muitos outros grandes editores da indústria, oferecerem itens promocionais e jogos gratuitos para as lojas participantes, incluindo edições especiais de pré-lançamento de jogos ainda exclusivos.

É hora de buscar os site ou seus fornecedores preferidos em busca de promoções para agregar aquele tão almejado jogo à sua coleção, é hora de chamar aquele amigo que te venceu naquele wargame para uma revanche, hora de introduzir e abduzir novos seguidores para o hobby, qualquer atitude será válida para a comemoração deste dia.

H.G. Wells nem nas suas melhores expectativas imaginava que aquela pequena reunião   em 1913 para apresentar e jogar o seus Little Wars, um miniature game que simulava guerra, chegaria a tomar proporções como essas.

Dia 28 de abril 2018 será o dia de todas essas manifestações de amizades geradas ao redor de uma mesa e perpetuadas por longos anos, não importando a complexidade das regras, os desafios à serem conquistados ou as desavenças à serem superadas, pois o que acontece na mesa fica na mesa.

Jogue! Compartilhe! Mostre que você também é um jogador de jogos de mesa, mesmo que seja aquele Banco Imobiliário ou WAR. Use a #tabletopday e mostre ao mundo o quanto e quão importante é esse momento.

Os mais rígidos, que criam as suas próprias regras de comportamento em prol da preservação dos seus amados jogos, banem rituais de alimentação em ambiente de jogo, mas não seja tão cruel! Aproveite! Curta! E se divirta! Pare um momento e estenda o bate papo para a cozinha ou peça um delívery, é um momento, acima de tudo de confraternização. Mas lembre-se! Lave as mãos antes de retornar à mesa e bom jogo!

Walber Pena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s