Baki – O Futuro da Série na Netflix

Image result for Yujiro Hanma

Yujiro Hanma – O Lutador mais Forte do Mundo

Na minha busca sem fim por novidades no mundo dos Mangás/Animes descobri que a Netflix, na sua investida por produções “originais”, decidiu lançar em 2018 a adaptação da série apresentada na Weekly Shonen Champion de 1991 a 1999, durando 42 volumes, e seguida por 3 sequências, conhecida como Baki (Novo Grappler BakiBaki: Filho do Ogre, e Baki-Dou).

A história começa bem simples – um garoto de 13 anos chamado Baki Hanma deseja se tornar um lutador melhor que seu pai, e assim, conquistar o amor de sua mãe psicótica. Seu maior obstáculo? Yujiro Hanma é reconhecido como a criatura mais forte da terra, um artista marcial completo e invencível. Sua mãe, uma mulher fria e manipuladora, interessada apenas em realizar os desejos de Yujiro, não se importando em usar Baki apenas como ferramenta para esse fim.

Curioso, decidi assistir as duas séries animadas (adaptadas das duas primeiras séries do Mangá) e gostei do que vi, apesar das animações já um pouco datadas, a um ponto que não consegui resistir e fui atrás do Mangá. Em menos de uma semana, li todas as 4 séries totalizando quase 1000 edições e percebi o quanto a série havia me conquistado. Entre altos e baixos, o Mangá se mostrou muito mais intenso e complexo, me inspirando a vir até aqui contar um pouco mais do que experimentei.

“Se alguém nasce como homem, ao menos uma vez na vida, ele sonha em se tornar o homem mais forte do mundo. Grappler, o artista marcial que quer se tornar o mais forte do mundo.”

— Citação da abertura original

Quem é Baki Hanma?

Baki é um menino que tem aproximadamente 1,70 de altura. Sua aparência muda drasticamente ao longo da série conforme ele envelhece. A aparição inicial de Baki no início de Grappler Baki, quando ele tem 17 anos, é de alguém com comportamento um pouco infantil, com cabelo curto que é longo nas costas. Baki ao longo de toda a série é mostrado com um corpo severamente marcado por cicatrizes. Outra característica notável sobre a aparência de Baki é o sinal que ele tem logo acima do lábio superior (este é um traço físico que ele compartilha com sua mãe, Emi Akezawa).

Quando Baki é retratado com 13 anos, sua aparência sofre uma pequena mudança. Seu cabelo fica mais curto, com um estilo espetado, e adota uma cor coral.

Image result for baki the grappler vs hanayama

Baki Hanma com pouco mais de 13 anos.

Na segunda série de mangá, quando Baki tem 17 anos, sua aparência volta à sua versão inicial no início de Grappler Baki, com um visual mais maduro. Seu comportamento de criança é substituído por um ar mais despreocupado, quase cansado. Seu cabelo agora está muito mais longo, indo abaixo de suas orelhas.

A aparição de Baki como um jovem de 18 anos na terceira série de mangá não é muito diferente do seu visual anterior em Novo Grappler Baki. As únicas mudanças em sua aparência são que seu cabelo agora está mais encaracolado, e ele parece ter ficado um pouco mais alto. Durante a maior parte da série, Baki é geralmente mostrado como um adolescente despreocupado, descontraído, duro, e às vezes agressivo.

Related image

Baki Hanma com 18 anos.

Baki treina em um rítmo quase constante, dia e noite, tentando aprimorar suas habilidades o mais rápido possível. Como um artista marcial razoavelmente conhecido (entre os que conhecem a Arena do Submundo), Baki freqüentemente tende a entrar em brigas com várias pessoas, algumas vezes sendo intencional, outras por má sorte (geralmente a última). Baki percebe que a maneira mais rápida para ele ficar mais forte é lutar contra outras pessoas ainda mais fortes do que ele, para que seu corpo se fortaleça e aprenda com a experiência, porque esse é um aspecto da linhagem Hanma. Apesar da sua busca, Baki tem um forte sentimento de amor e respeito pelas pessoas próximas a ele.

Ele é conhecido por ser muito protetor com sua namorada, Kozue Matsumoto, e pode se tornar agressivo se ela for ameaçada. Normalmente, Baki nunca procura ativamente brigas com alguém mais fraco do que ele, e não deseja ferir nenhum dos deliquentes que constantemente tentam atacá-lo. Esta versão de sua personalidade foi mostrada com um contraste enorme mais tarde em Grappler Baki, quando Baki tinha 13 anos. Neste ponto da história, Baki é um punk de cabeça quente e arrogante que está sempre procurando uma briga para se provar. Este aspecto de sua personalidade é vivido por pouco tempo, como no final de Baki the Grappler, Baki volta para sua versão relaxada novamente, enquanto ainda tenta superar Yujiro.

Ao contrário de Yujiro, ele escolhe controlar sua intenção de matar, e luta suas batalhas de forma justa e honrada, não importa qual seja o resultado. Muitos dos métodos de treinamento incomuns de Baki  lhe dão a admiração de muitos dos lutadores da arena do Submundo; por exemplo, shadowboxing, ou visualização lutando contra um oponente, é uma grande parte do treinamento de Baki – às vezes, suas visões tomam uma forma quase corpórea e dado que ele pode facilmente lembrar e replicar qualquer técnica que veja, isso dá a ele uma vantagem enorme sobre seus oponentes, já que pode aprender suas fraquezas antes de realmente lutar contra eles.

O que vai ser Adaptado pela Netflix?

Depois de ver o trailer, podemos concluir que eles decidiram adaptar o arco “Os Mais Cruéis Condenados à Pena de Morte”, saga composta pelos capítulos 1 a 158 da série Novo Grappler Baki. O início nos apresenta 5 condenados considerados como os mais perigosos do mundo. Eles são imensamente fortes e matam sem nenhum aviso. Todos eles escapam de Prisões de Segurança Máxima e alguns deles até sobreviveram a Pena de Morte. O novo objetivo deles? Após toda uma vida como os mais poderosos “predadores” do planeta, eles desejam conhecer finalmente uma derrota. Para tanto, eles buscam pelo Submundo das lutas em Tokyo procurando oponentes que possam oferecer tal “benção”.

Essa saga foi uma das minhas favoritas no Mangá, e cronologicamente, é a que deveria realmente ser adaptada. O problema é que os novos fãs vão ficar bastante perdidos já que ela se passa após as duas primeiras temporadas, lançadas há muitos anos atrás e que podem ter passado desapercebidas pela maioria do público. Com isso, praticamente todos os personagens não terão sido apresentados. Eu e todos aqueles que acompanharam Baki e demais personagens, através do Mangá e dos antigos animes, testemunhamos o crescimento de um valentão de 13 anos amadurecendo pouco a pouco até chegar no artista marcial consagrado que os possíveis novos fãs só terão oportunidade de conhecer agora. Muita coisa aconteceu até chegarmos aqui. A galeria de aliados e antagonistas é uma das mais variadas e interessantes que já vi.

Essa nova série da Netflix também celebra o aniversário de 25 anos do lançamento de Baki (na verdade, completados em 2016), mas sem dúvida, é merecida. A série é exagerada em quase tudo – seja no desenho da musculatura dos personagens (quase todos parecem fisioculturistas, inclusive um personagem homenageia o grande Sérgio Oliva), praticamente não tem representantes do sexo feminino e todos estão “em busca do mais forte” como em outras séries de luta. Mas o protagonista é mais interessante do que aparenta. Sua personalidade e escolhas são um reflexo da sua criação e dos ambientes que frequentou durante toda sua vida. Tanto quanto os físicos perfeitos de deuses gregos, o caminho do personagem também parece seguir para uma tragédia.

Image result for Baki the Grappler

Comentários Finais

Não é um anime para qualquer um. Para quem gosta de lutas intensas, oponentes com histórias de fundo interessantes, carismáticos, anatomias exageradas e técnicas de combate bem explicadas, além de muito sangue, gore e violência, Baki poderá se tornar uma das suas séries favoritas. A mim, conquistou facilmente pela sua dinamica “Filho vs Pai”, e pelas lutas mais impactantes que já vi. Resta torcer para que adaptem de forma competente o material original e sejam tão ousados quanto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s