A Forma da Água – Opinião

Image result for The Shape of Water

ATUALIZAÇÃO: A Forma da Água ganhou o Oscar de melhor Filme! Del Toro, de melhor Diretor. Além dos Oscars de Melhor Trilha Original e Melhor Design de Produção.

Demorei bastante para conseguir ver esse filme. Engraçado que apenas hoje, dia que será apresentado o Oscar, finalmente conferi a obra escrita e dirigida por Guillermo Del Toro. A forma da Água (The Shape of Water, no original) é um filme de 2017, estrelado por Sally Hawkins, Michale Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones, Michael Stuhlbarg e Octavia Spencer. Ele se passa em Baltimore no ano de 1962, EUA e conta a história sobre uma mulher muda que trabalha em um prédio do governo de alta segurança, e que se apaixona por uma criatura humanóide anfíbia que é mantida em cativeiro no laboratório do local.

O filme ganhou diversos prêmios nos festivais de cinema em que competiu, além de 7 awards no Golden Globe Awards, incluíndo melhor diretor e melhor trilha sonora. No Bafta, recebeu 12 nominações e venceu em 3 categorias. Para o Oscar desse ano, recebeu o maior número de nominações (13), e é um dos favoritos para levar o prêmio máximo da noite.

Related image

O filme é do Del Toro, logo, quem conhece o diretor já sabe que sua especialidade são os filmes de monstros. Mas não esperem por um filme que vá surpreender com plot twists ou na ousadia de subverter o gênero. O filme é, até, bastante previsível ao seguir todas as fórmulas e arquétipos clássicos, apenas permitindo uma leve liberdade. Temos a bela, carente, em busca de ser aceita pelo que é. Um vilão sem tons de cinza, mas que se mostra mais como um produto do seu meio. Um monstro incompreendido, mas que é alienígena o suficiente para produzir certa imprevisibilidade.

Os diálogos não são complexos e nem tentam deixar mensagens subentendidas. Os personagens são construídos bem o suficiente, e através de atuações competentes, tornam a história agradável de ser acompanhada. Mesmo o romance entre mulher e monstro não parece chocar. A trilha sonora de Alexandre Desplat está incrível e se encaixa perfeitamente. Os figurinos, design de personagem, referências e cenários, foram todos construídos com esmero e atenção, uma marca já conhecida das produções de Del Toro. O filme é muito bem amarrado e produzido, e tecnicamente não deixa nada a desejar.

Related image

Entretanto, não trabalho para a Academia e não sou crítico profissional. Ainda não sei se o filme ganhará o grande prêmio da noite, mas entre as opções, eu gostaria que Del Toro recebesse mais esse reconhecimento pelo trabalho primoroso que fez. Não é o meu filme favorito dele. Labirinto do Fauno foi bem mais filme, na minha opinião. Do ponto de vista deste Nerd que aqui escreve, A Forma da Água foi, sim, um pouco decepcionante. O filme não é nem de longe ruim, pelo contrário. Tecnicamente, através de atuações, figurinos, reconstituição de época, etc, o filme é incrível. Só não é o filme de monstro que ainda estou aguardando.

Del Toro estava no projeto das filmagens de Nas Montanhas da Loucura, adaptação de um dos contos mais famosos de H.P. Lovecraft, e era esse o filme que eu gostaria de ter visto. (além de mais continuações de Hell Boy). Mas o projeto foi cancelado e, infelizmente, Hell Boy também está em outras mãos atualmente. Mas tenho confiança que, com o sucesso de crítica de A Forma da Água, os estúdios vão estar cada vez mais dispostos a apostar suas fichas no talento do diretor. E que venham mais filmes de monstros!

Uma resposta para “A Forma da Água – Opinião

  1. É surpreendente ver um filme desses com tantos ingredientes utilizados nos filmes dos anos 50 surpreender a tata gente, confessos que voltei a me sentir uma criança vendo aqueles filmes de ficção científica fantástica que tantas vezes foi reprisado por canais de televisão que nem existem mais…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s