Especulações Precoces

O QUE VI DA LIGA DA JUSTIÇA

Passados os burburinhos do lançamento do filme e todas as comparações possíveis, já me sinto confortável para falar sobre o filme e as impressões que tive e ainda tenho sobre o Universo Expandido da DC.

Ficamos todos tristes e chocados com as decisões comerciais tomadas em relação aos filmes depois do afastamento de Zack Snyder por motivos pessoais e a contratação de um novo diretor para não se perder prazos, já que Snyder demoraria algum tempo pra retornar aos trabalhos e a DC já havia alterado várias datas e ordem de lançamentos de seus filmes em virtude das guerras de bilheterias com a Marvel.

Joss Whedon tem uma linha de humor bem diferente da Zack Snyder e essa queda de braço destoou e incomodou muita gente.

Temos visto muitas produções da DC em vários veículos e tenho sentido particularmente uma confluência entre essas produções. É claro que as séries tem deixado muita gente animada e criando rumores ao comparar essas produções com as do cinema.

Sinceramente gostei do filme, mas também me senti desconfortável com algumas coisas apresentadas nele. Vi muitas referências que aparentemente vão além do fã service.

Dark-Knight.jpg

É claro que todo mundo questionou esse Batman apresentado desde o Batman vs Superman, mas ele me agrada em muito, é um Batman já cansado e desconfiado até em relação aos amigos, a meio caminho de Cavaleiro das Trevas que vimos nas HQs do Frank Miller e do Kingdom Come, que está preparado pra tudo. Vi uma ligação do personagem com os últimos filmes solo onde até mesmo a mansão Wayne ainda está destruída e ele se encontra recluso na Batcaverna. Vi um Batman mais cúmplice de seu amigo Alfred, servindo-lhe como quem cuida de um amigo a quem muito se deve.

Kingdom Super.jpg

Quando a cena de Clark em meio à plantação apareceu na tela fui remetido as páginas de Kingdom Come, aquele velho Superman isolado, refletindo sobre a sua vida. Esse Superman que vem se formando desde o homem de aço parece caminhar a passos largos pra um Super de Injustice, tanto aclamado nos vídeo-games e que também já deu o seu ar da graça nos quadrinhos e em outras animações. Sua referência a humanidade inferior está bem destacada e se algo acontecer a figura da sua mãe como alvo de qualquer ameaça pode ser um estopim para essa mudança que ainda não aconteceu, mas ficou clara e bem detalhada em Batman vs Superman quando o Flash retorna no tempo e avisa o Batman que no futuro o culpado de tudo de ruim seria o Super.

GalleryComics_1920x1080_20170670_WonderWomanTrevor_590d127189ba19.34789574

A Mulher Maravilha encantou no seu filme solo e continuou assim na LJ, mas confesso que a ideia original do roteiro mostrando ela falhar na missão do banco por estar sozinha daria mais motivos para seu ingresso na Liga. A estratégia da Marvel em usar o plot do antigo amor dos tempos da guerra envelhecendo e um último reencontro antes da morte fez a personagem ser jogada para outro período da história, a 1ª guerra. Mas ainda há esperanças e não se esqueçam de que ninguém viu o corpo do Steve Trevor e de que estamos trabalhando com alguns personagens que podem e já viajaram no tempo, aliás, viagens temporais faziam parte do roteiro original.

Wally_West_JLU-2

Flash me incomodou muito, esse Flash todos conhecem de LJ Unlimited, mas para mim essa personalidade é do Wally West e não de Barry Allen. Tudo bem que deixaram claro que o personagem ainda é jovem e nem começou a trabalhar como perito criminal para a polícia. Não gostava de suas piadas nas animações e continuo não gostando no filme, mas é ele sim, o queridinho de todas as crianças, o Flash do desenho animado. Talvez esse tenha sido o motivo para a sua inserção no roteiro com essas características.

aHR0cDovL3d3dy5uZXdzYXJhbWEuY29tL2ltYWdlcy9pLzAwMC8yMDcvNTUxL2kwMi9DeWJvcmcuanBn.jpg

Já o Ciborg quase me arrancou lágrimas quando apareceu, não pela sua representação, mas pela nostalgia. Quase vi os traços de George Perez, os ângulos usados nas HQs do Novos Titãs quando o seu personagem foi apresentado, a amargura de Victor Stone, a mesma relutância em entrar para a liga que teve quando foi chamado para os Titãs. Outra referência interessante foi a mudança dos seus componentes eletrônicos semelhante a que aconteceu com o Tornado Vermelho em Crise.

Aquaman-Sejic.png

Arthur estava quase lá, um bêbado cansado do homem mas que tinha uma certa lealdade para os poucos que lhe tratavam bem, mas isso brigou muito com outra característica dele como líder de Atlântida, uma arrogância real e superior que não durou muito e foi substituída pela temeridade de um guerreiro embriagado indo para a batalha.

Com a imensa quantidade de títulos sobre heróis que vêm sendo adaptados para o cinema e TV e as melhorias dos equipamentos de reprodução residencial, o desenvolvimento do olho clínico do espectador para os efeitos digitais e o quase abandono do FX, ficamos cada vez mais incomodados quando vemos cenas de “pouca” qualidade digital, mas a remontagem do filme em tão pouco tempo, refilmagens, reedições, tudo isso pra cumprir os prazos podem er influenciado em muito o matéria final.

tlvterra2

Além desses detalhes, dos personagens houve outras referências a muitas outras estórias apresentada no Universo Expandido da DC como a Tropa dos Lanternas, o romance entre Mulher Maravilha e Batman, Thanagarianos, que deixaram um gostinho de quero mais na boca. Mas não é hora de se decepcionar ainda, como alguns executivos deixaram bem claro esse universo abrange tudo o que já foi produzido até agora e os interliga de uma forma que ainda não foi revelada. Ficou uma pulga atrás da orelha de todo mundo que é fã. O que será que está por vir? Teremos mesmo Injustice?

covers.jpg

Dá uma vontade tremenda de ver Crise nas Infinitas Terras que mesmo já tendo sido explorada na série, Crise na Terra 2, não pode ser descartada, já que nos quadrinhos ela afetou todas as terras separadamente enquanto a mega saga corria solta em módulos exclusivos ou até mesmo, a já mencionada Kingdom Come, onde esses personagens assumem novamente posições em lados opostos.

A nós fãs inveterados só resta torcer para que os eixos se ajustem e as engrenagens possam correr soltas.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s