Battle Angel Alita – O Trailer

Originalmente conhecido como Gunnm “Gun-Mu”, algo na linha de “O sonho da Arma” ou Battle Angel Alita, é um Mangá de ficção-científica lançado em 15 de dezembro de 1990, no Japão, e já editado em vários países da Ásia, Europa, América Latina, Brasil e Estados Unidos (onde foi rebatizado de Battle Angel Alita). No dia 08 de Dezembro de 2017 foi lançado o primeiro trailer oficial do filme que é produzido por James Cameron, dirigido por Robert Rodriguez, e conta com um incrível elenco (Jennifer Connelly, Christopher Waltz e Rosa Salazar).

Related image

Sobre o que é?

A história se passa em um cenário pós-apocalíptico ao estilo Mad Max com uma tecnologia avançada e decadente ao mesmo tempo, em que uma cidade chamada Zalém flutua no céu e onde Cyborgs e humanos convivem. Um certo dia, o engenheiro cibernético Daisuke Ido encontra no depósito de lixo da Cidade da Sucata, a qual fica abaixo de Zalém, um tronco de uma Cyborg inerte e a leva para a sua oficina onde acaba por religá-la. Ao acordar, a Cyborg não tem qualquer recordação de sua vida anterior e nem do seu próprio nome, fato este que leva Daisuke a dar-lhe o nome de seu gato de estimação falecido, Gally (como ela é chamada no Mangá), e a reconstruir o seu corpo para qua pudesse cria-la como sua filha. Com o passar do tempo, Gally descobre-se com habilidades de luta incomuns (Panzer Kunst – Uma Arte Marcial há muito esquecida) presentes em seu subconsciente além de uma vontade inata para combater. Ela decide seguir a carreira alternativa de Daisuke como caçador de recompensas, a contragosto dele.

Adaptação para o Cinema – Vai funcionar?

O famoso diretor de Titanic e Avatar, James Cameron, é um fã do Mangá de longa data e estava esperando que houvesse uma melhora na tecnologia de CGI para poder adaptar a estória. Ele comentou que usaria como base vários elementos dos primeiros 4 livros. Até mesmo as partidas de Motorball vão estar presente no filme. Pessoalmente, apenas de me informar sobre o que estava acontecendo sobre a produção do longa me deixou bastante animado. Mas depois de assistir a esse trailer, bem-vindos à bordo do Trem da Hype! Mal posso esperar para ver a Gally em ação, mesmo sendo chamada pelo nome que recebeu no mercado americano.

Hollywood não tem tido muito sucesso em adaptar obras Japonesas e isso é compreensível devido ao grande abismo que há entre as duas culturas. Não se trata apenas de conseguir um considerável orçamento na hora de produzir o filme. Como fã de Animes e Mangás, se um filme desses consegue agradar aos fãs e ao público em geral, poderíamos ver diversas outras obras incríveis com possibilidades reais de conseguirem também boas adaptações.

Image result for battle angel Alita

Whitewashing – Haverá a mesma polêmica de Ghost in the Shell?

Sim, a possibilidade sempre existe. Vivemos em um tempo bastante complicado. Tal qual aconteceu com Ghost in the Shell, as reclamações sobre atores brancos assumindo o papel de personagens que seriam asiáticos poderão atrapalhar também o desempenho de Battle Angel Alita, sejam nas críticas assim como na bilheteria. Interessante notar que assim como a personagem da Motoko Kusanagi era caucasiana em sua aparência no material original, a localização das estórias de Battle Angel Alita é em solo americano. Não deveria haver motivos para polêmicas em se escalar qualquer elenco, mas esperar bom senso de certos grupos nos dias de hoje é algo difícil. Só nos resta aguardar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s