Essen – SPIEL ’17

Image result for Spiel 17

Entre 26 e 29 de outubro, será realizada em Essen na Alemanha uma das mais esperadas feiras de board games do mundo. A feira ocorre em quatro dias, de quinta a domingo, é realizada no Messe Essen – centro de exposições de Essen – e sua importância é tamanha que na última edição contou com 1.021 expositores de 50 países sendo considerada a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo.

Tamanha importância e preocupação com o seguimento põe a Alemanha como o mais importante produtor de jogos de tabuleiro do mundo principalmente pela qualidade, características e beleza.

A cada ano o mercado é sacudido pelas indicações ao Spiel dês Jahres – Jogo do Ano – que pode fazer com que um jogo se nomeado pule de 500 para 10.000 cópias vendidas e se premiado, geralmente chega a vender 500.000 cópias em seu lançamento.

As premiações são divididas em três principais categorias: Spiel dês Jahres – Jogo do Ano (para jogos mais populares), Kennerspiel dês Jahres – Jogo Connoisseurs/Entusiasta do Ano (para mecânicas mais complexas), Kinderspiel dês Jahres – Jogo Infantil do Ano.

Image result for spiel des jahres 2017

Os critérios avaliados para essa premiação são: conceito de jogo (originalidade, jogabilidade, o valor do jogo), estrutura regra (composição, clareza, compreensibilidade), de layout (caixa, placa, regras) e desenho (funcionalidade, mão de obra).

Os indicados para 2017 são:

“Jogo do Ano 2017”:

  • Kingdomino – Bruno Cathala – Editor: Pegasus Jogos

 

  • Magic Maze– Kasper Lapp – Editor: Sit Down, Vendas: Pegasus Jogos

 

  • Wettlauf nach El Dorado– Reiner Knizia – Editor: Ravensburger 

Image result for kingdomino

O júri também emitiu uma  lista de recomendação  com outros sete jogos.

” Connoisseurs/Entusiasta Game of the Year 2017″:

  • Exit: Das Spiel – Inka Marca e Markus Marca – Editor: Kosmos

 

  • Raiders of the North Sea– Shem Phillips – Editor: Gravidade Publishing

 

  • Terraforming Mars –von Jacob Fryxelius – Editor: Gravidade Publishing 

 Image result for Exit: Das Spiel

O júri também emitiu uma  lista de recomendação  com 4 outros jogos conhecidos.

“Jogo do Ano 2017 das Crianças”:

  • Capitin Silver– Wolfgang Dirscherl & Manfred Reindl – Verlag: Jogos Rainha

 

  • IceCool  – Brian Gomez – Editor: Amigo

 

  • The Mysterious Forest  – Carlo A. Rossi – Editor: Iello, as vendas: Hutter Trade

Image result for ice cool board game

O júri também emitiu uma  lista de recomendação  com sete outros jogos.

A busca por fazer parte dessa festa e a possibilidade de apresentar um bom material que venha causar furor no mercado e aos avaliadores faz com que empresas de pequeno, médio e grande porte inscrevam seus jogos na busca de uma mesa, uma indicação, uma nomeação e até mesmo uma premiação que pode levar um designer do anonimato ao estrelato em uma fraca de um turno de uma partida.

Até o momento já foram inscritos para o lançamento em Essen mais de 1.000 jogos e ainda não foram computados as editoras independentes e os novos designers que chegam com o seus protótipos debaixo do braço na busca de um pouco de atenção das grandes editoras e distribuidoras, o que não é difícil de acontecer.

Além de fazer parte de toda essa estrutura que vai movimentar todo o mercado para o próximo ano o visitante ainda tem a chance de adquirir jogos em promoção nos stands das editoras que levam jogos out of print para a venda por preços muito abaixo do mercado, sem falar no mercado de pulgas, uma verdadeira feira com cara de Wall Street, um galpão onde só se consegue ver caixas erguidas por braços em meio à multidão, tentar distinguir o vendedor em meio à gritaria e se tiver sorte e gritar mais alto ou primeiro, levar o seu jogo por uma bagatela.

Related image

Se você for um fã de jogos analógicos, pois quando falamos de jogos de tabuleiro acabamos abrangendo todo o mercado de cartas, dados, miniaturas e tabuleiro, podendo abranger até o mercado de RPG, pois as mecânicas e ingredientes que antes os diferiam hoje se misturam e criam um universo expandido de inimagináveis possibilidades.

Agora se você é um aficionado pelo mundo digital não deixe de conhecer, você não imagina o que é capaz de ser feito neste meio com essas mecânicas e o que as editoras estão fazendo com as adaptações de jogos digitais para o mundo analógico e também no caminho inverso.

Mesmo que não dê para ir a Essen, não se preocupe, vamos trazer tudo pra vocês quentinho e em primeira mão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s