Os Flintstones

maxresdefault-4

Quem nunca assistiu ou ouviu o famoso bordão: Yabba dabba doo!?

Criado na década de 60 por Willian Hanna e Josph Barbera, Os Flintstones não nasceram simplesmente para ocupar um espaço na TV ou entreter as crianças. Desde a sua criação já trouxe inovações como sendo o primeiro desenho com meia hora de duração e trazendo estórias completas de cronologia constante.

the-flintstones

Os Flintstones trouxeram em sua bagagem uma abordagem diferente e críticas a uma sociedade totalmente fechada.

Desde os primeiros episódios a críticas foram explícitas abordando os anseios pessoais para um crescimento profissional quase que inescrupuloso, a imposição do homem como o provedor e o rebaixamento feminino na importância da pirâmide social e familiar, casais divorciados, filhos adotivos…

Houve um episódio em que Vilma se preocupava com as atitudes estranhas de Fred, sempre cansado e quase nunca em casa, preocupava-se com a possibilidade de ele estar envolvido com drogas, pois coisas caras apareciam em casa é quando ela descobre que ele estava em uma jornada dupla de trabalho já que não queria que faltasse nada a sua filha recém nascida, preocupação de todos os pais…

gettyimages-121937883

Os Flintstones já caminharam por todas as veredas inescrupulosas da sociedade “moderna” sempre criticando e trazendo um alento para quem está à margem do reconhecimento.

As mulheres também sempre foram o seu foco, sempre sendo lembradas e exaltadas, apesar dos deslizes que o inconsequente Fred sempre cometia, em sua maioria movida pelos paradigmas da sociedade.

flint-01-2-3-162a3-83650

Recentemente esta família rochosa foi morar nas pranchetas das mentes criativas da DC Comics e o que se viu foi mais uma grande aparição e um resultado espantoso.

flintstones

Na DC Os Flintstones ganharam um traço mais adulto e as suas comparações, ou críticas à sociedade se tornaram ainda mais explícitas, questionando o consumismo exacerbado, discriminações sociais… Fred continua aquele cabeça de vento que todos nós conhecemos, mas o seu coração está ainda maior, continua enfrentando as tarefas que são lhe impostas pelo sistema como um São Bernardo busca por uma vítima de tempestades, enfrenta os dilemas naturais e defende seus ideais com aquela calma que tira qualquer um do sério e nos remete ao pensamento mais humano com aquele olhar de “é simples assim”.

Fred é um membro do Clube de Veteranos, sim, sempre foi, o que mudou foi o clube, ele e Barney são veteranos das guerras contra os Neandertais e guardam pra si os fantasmas das guerras que tentam expurgar nas reuniões do clube.

flintstones-comic-gay-marriage

A cada nova estória é trazida a tona novos dilemas que enfrentamos no dia a dia, mas fechamos os olhos como se eles não existissem. Enquanto muitos ainda criticam a instituição do casamento, uma aberração imoral inventada para chocar os predockianos. Fred se atém a defender a união de dois amigos que encontraram conforto um no outro, mas são rejeitados até por aqueles que se intitulam modernos e com maestria e muita demonstração de amor ao próximo ele elucida a situação e nos trás a reflexão jogando por terra os nossos preconceitos.

A revista completa uma nova aposta da editora que trás personagens clássicos da Hanna Barbera repaginados em periódicos mensais surpreendentes num trabalho maravilhoso de Mark Russell e Steve Pugh, os responsáveis por esta nova encarnação dos adoráveis homens do “canteiro de Pedras”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s