Trek x Wars

trek-vader-xlarge-large_transrp36ti1mfcyr8pmus2fhb17hoduspm84eyl8thpmrlk

É certo que a discussão é longa, capaz de gerar inimizades que podem perdurar ao longo de gerações. Mas precisamos respeitar as opiniões de cada lado… Desde que Gene Roddenberry apresentou sua ideia de produção de uma série para a TV com tema espacial nossos sonhos começaram junto com ele e George Lucas provou que dava pra levar de ficção científica à grandes proporções. Mas algumas coisas se diferem entre as duas franquias claramente.

Star Trek foi originalmente concebido para ser uma série de TV programada para cinco temporadas, em consonância com a jornada da tripulação de 5 anos pelo espaço. Na época não se tinha a perspectiva de materiais do gênero em material televisivo, o que só acontecia nas literaturas de ficção e nos materiais da Banda Desenhada. Star Wars foi concebido para ser uma série cinematográfica. Mesmo sendo criado originalmente como um romance, seu roteiro foi escrito para ser uma trilogia, mas já programada para a expansão, o que demorou um pouco.

img-20161024-wa0049

Gene se inpirou abertamente em As viagens de Gulliver, gênero de fantasia e o transportou totalmente para a ficção cientifica. Mesmo sendo construído nos moldes de faroestes, tendo como referência o estilo de Wagon Train, o que deixava dúvidas sobre sua aceitação, mas que deu incrivelmente certo. George Lucas parece ter se inspirado veladamente em A Fundação, obra de ficção científica de Isaac Asimov, que o ambientou num universo de fantasia de capa e espadas com samurais e ronins sem mestre em busca de suas redenções pessoais.

A exploração espacial e a incrível façanha do homem pisando na lua construía a atmosfera perfeita para a entrada de Star Trek no mercado, a humanidade estava cansada das guerras na terra e olhava para o céu com um brilho de esperança no olhar enquanto 11 anos mais tarde a ressaca de Woodstock já havia passado, as crianças já assistiam seus desenhos de aventura e ação na TV, as mega produções orientais já chegavam sem amargura ao mercado internacional o que construía a ambientação perfeita para a entrada de Star Wars no mercado.

As inovações foram o ponto de apoio para a construção do universo de Star Trek, sem desculpa de explicações de como isto ou aquilo funciona, trouxe um futuro tecnológico ancorado apenas na imaginação e criatividade que acabaram se tornando realidade. Com a desculpa de um futuro de paz e prosperidade, ousou trazer em seu elenco personagens de várias etnias, apontando para um horizonte sem conflitos na terra e com a missão de levar esta mensagem aos confins da galáxia. Já o universo ficcional e de fantasia de Star Wars lhe permitia trabalhar com tecnologias que pareciam funcionar por pura magia e raças tão diversas quanto imaginativas e que não traziam consigo nenhuma referência a terra.

img-20161024-wa0055

Com o lema de “onde nenhum homem jamais esteve”, Gene trouxe o conceito das explorações marítimas para o enredo, quando o desejo de descoberta era o combustível que movia as naus e seus capitães. – O que será que tem lá? – Vamos dar um olhada nisso?

Já para Star Wars, a própria história da sua civilização parecia um fardo, lembranças e lendas são sempre reverenciadas no seu roteiro. – Você não sabe do que estou falando? – Prefiro esquecer!

Parece ter ficado claro a mote das duas franquias, enquanto Star Trek buscava um futuro construtivo e de união entre as raças, Star Wars Buscava a destruição como forma de reconstrução dos ideais de paz.

Não seria justo comparar as duas franquias pelo seu número de seguidores, visto que cada uma foi concebida e explorada em períodos e por mecanismos diferentes. É claro que após isso voltaram ao mercado com materiais novos, que trouxeram abordagem e adaptações aos dias novos que vieram, mas Star Wars já foi construído para ser grande e Star Trek foi construído para ser inovador. Ambos têm os seus méritos. O que nos resta disso tudo é…

Vida longa e próspera e que a força esteja com você…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s