The Witcher – Entre os Livros e os Jogos: 1ª Parte

139-1-1435466840.jpg

De todos os personagens com quem tive contato nos últimos 5 anos, poucos me chamaram mais a atenção do que Geralt de Rívia. Protagonista da série The Witcher de Andrzej Sapkowski e suas adaptações (como os jogos da CD Projekt RED), onde exerce a profissão de bruxo. Sua última aparição se deu em Sangue e Vinho, na segunda expanção do aclamado game The Witcher 3: Caçada Selvagem.

Geralt surgiu pela primeira vez em contos publicados na revista polonesa Fantastyka a partir de meados dos anos 1980. O primeiro deles, chamado “Wiedźmin” (“O bruxo”), de 1986, foi escrito exclusivamente para um concurso realizado por esta revista, ficando no terceiro lugar. Posteriormente, em 1990, as quatro primeiras histórias abordando o bruxo Geralt foram apresentadas, na forma de livro, em uma coleção de contos também intitulada Wiedźmin (hoje fora de catálogo).

Geralt também é conhecido como Gwynbleidd (que na Língua Antiga significa “Lobo Branco”, um nome dado a ele pelas dríades, assim como “Carniceiro de Blaviken”).

Apesar do seu nome, Geralt não é de Rívia: ele cresceu sob a tutela dos bruxos de Kaer Morhen no reino de Kaedwen. Com a intenção de parecerem mais confiáveis para clientes em potencial, jovens bruxos são encorajados a utilizar novos sobrenomes pelo mestre Bruxo Vesemir.

Mais tarde, a Rainha Meve de Lyria o condecorou cavaleiro pelo seu valor na Batalha pela ponte no Yaruga, lhe dando também o título formal “de Rívia”, o que o agradou. Geralt é, portanto, também um cavaleiro de Lyria.

O cenário criado por Sapkowski consegue impressionar pela riqueza de detalhes, geografia e até mesmo línguas criadas especialmente para a série,  baseadas no inglês, francês,  galês, irlandês, latim, entre outras. Conflitos políticos, dilemas morais e tensões raciais marcam uma presença constante em suas estórias além de uma boa dose de humor negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s